segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O que é o Marketing Digital e que benefícios traz para os Hotéis?

Marketing digital está cada vez mais em voga nesta nova e moderna sociedade e está a tornar-se numa importante ferramenta de trabalho, notando-se um crescimento bastante interessante de pessoas e/ou empresas a utilizarem esta forma de divulgação e promoção dos seus projectos.

Mas afinal o que é Marketing digital em Hotelaria?
Basicamente, Marketing Digital em Hotelaria, é adaptar os estabelecimentos hoteleiros à “era digital”, desenvolvendo e implementando um  conjunto de acções e estratégias para comercializar os produtos/serviços dos hotéis através da internet.


Quais são as variáveis mais importantes do marketing digital a ter em conta pelo Marketeer hoteleiro?

  • Estratégia de conteúdos específicos e de interesse para os clientes do hotel;
  • SEO, on-page e off-page para conseguir uma boa exposição nos principais motores de busca, como oGoogle, Yahoo, Bing, etc.;
  • Website mobile responsive, optimizado para gerar altas taxas de conversão de visitas em reservas;
  • Ter uma presença forte nas redes sociais, com o intuito de conseguir acompanhar todas as novidades e consequentemente gerar uma interação com o futuro cliente, desde o seu estado de visitante até e depois de se tornar cliente;
  • Imagens e vídeos cativantes, que transmitam inúmeras experiências que se possam viver no hotel;
  • Promoções online que ofereçam verdadeiras vantagens para o cliente;
  • E-mail marketing, para criar uma ligação entre o cliente e o hotel e assim conseguir um maior número de fidelizações;
  • Entre outras…

Importância do marketing online
Posto isto, é imprescindível para qualquer marca, hotel, hostel, ou outros, estar conectado ao mundo digital, para se dar a conhecer e simultaneamente saber quem são os seus clientes e para se afirmar num sector em crescimento constante — cerca de 90% das reservas são feitas online, para com isso se adaptarem à chamada “Digital age.
Tendo em conta que as novas tecnologias são essenciais para a passagem de informação e nos permitem comunicar pelo mundo fora, gerando uma maior aproximação das pessoas às empresas e / ou marcas. Estas criarão também uma maior ligação na maneira como comunicamos e nos relacionamos.
Nesta “era digital”, já referida, é importante ter em conta os comentários e as avaliações dos clientes para, com isso, conseguirmos melhorar os nossos serviços ou produtos e ao mesmo tempo satisfazermos as suas necessidades, bem como responder às variadas solicitações do mercado e assim criar oportunidades e propostas de um valor apelativo, perante uma concorrência cada vez mais apertada e exigente.
O Marketing Digital é o segredo para qualquer hotel ter sucesso e com isso trazer mais benefícios, quer ao nível da rentabilização do negócio, quer da gestão de serviços, tornando-se assim num apoio e num impulsionador de vendas.

Vantagens do Marketing digital na indústria hoteleira
A era digital tem proporcionado novas tendências e necessidades, que geram perguntas por parte do público, que necessitam de novas respostas, tendo em conta a maneira como as pessoas comunicam e se relacionam na actualidade.
O marketing digital é, portanto, um meio de comunicação privilegiado, ao contrário do marketing tradicional – porque é mais económico e acessível e permite também interpretar e medir resultados, sendo essencial para melhorar uma campanha de marketing. Por fim, um dos pontos fulcrais é medir o retorno sobre o investimento (ROI).

Depois de saber as vantagens que o Marketing Digital proporciona em relação aos Hotéis, fique a saber a importância de uma estratégia para melhorar a rentabilidade dos mesmos:
O mais importante é elaborar uma estratégia de marketing online e offline, que pode ver no conceito dos “3 passos para o sucesso do seu hotel”, idealizado pelo HotelBuzz e designado por — “Buzz delighter; Buzz attraction e Buzz conversion” (Conceitos em www.hotelbuzz.pt).
No primeiro passo, estuda-se a melhor maneira de gerar tráfego ao website do hotel. No segundo passo, a estratégia consiste em converter esse tráfego em reservas directas. Por último, o terceiro passo corresponde a conseguir elevar a satisfação do cliente.
Nem todos os hotéis têm as mesmas necessidades, pelo que alguns destes passos poderão ter de ser alterados ou modificados, conforme a estrutura de cada um.
As estratégias a elaborar visam contribuir para um aumento de tráfego ao website e, consequentemente, um maior número de reservas directas, permitindo reduzir a dependência e comissões pagas aos canais de reservas online. Dando assim maior notoriedade à marca, promovendo a diferenciação perante a concorrência.
O foco principal está na satisfação dos seus hóspedes, no amigo que recomenda o amigo e estes tornam-se assim nos principais divulgadores dos hotéis. Isto acaba por gerar um “Buzz” em torno dos mesmos, mas há sempre margem para progredir, há sempre novas formas de crescer e há sempre “3(novos) passos para o sucesso do seu hotel”.

Use o marketing digital em Hotelaria, mas não só…
O Web marketing hoteleiro tem uma estreita ligação com as ferramentas de e-commerce, passando também pela presença junto dos canais de distribuição online, tais como, a BookingExpediaAgoda, etc. Para optimizar esta presença e poupar tempo na gestão destes canais é essencial o uso de um Channel Manager, que permite fazer a distribuição simultânea das disponibilidades dos quartos por todos os canais de reservas online.
Há poucos anos atrás, ainda existiam bastantes hotéis que não estavam presentes nos canais de reservas online, pelo que bastava para um hotel estar presente nesses canais para estar em vantagem competitiva.
Hoje em dia o cenário é outro: qualquer estabelecimento hoteleiro está presente e as únicas ferramentas que tem à disposição para se diferenciar da concorrência prende-se com a reputação online, com a relação estabelecida com os diversos canais, com o valor da comissão e com a adesão a certas campanhas de marketing desenvolvidas pelos canais de distribuição.
Dito isto, e para se conseguir destacar da concorrência, é necessário desenvolver a própria marca, bem como ter uma presença online bastante vincada, com o intuito de captar visitas ao website do hotel e converter essas visitas em reservas directas através do próprio motor de reservas (Booking Engine).
Nos dias de hoje, a procura e partilha de informações, artigos sobre hotéis, etc, através da internet são uma constante, independentemente do conteúdo ser positivo ou negativo. Como tal, o seu hotel torna-se também vulnerável a receber esse tipo de comentários ou críticas — a gestão de um hotel deve ser feita com uma ligação estreita à sua reputação online (segundo diz Luis Ribeiro, CEO do HotelBuzz).
É importante monitorizar a reputação do seu hotel através da utilização de plataformas que permitem estar atentos à informação veiculada sobre o hotel e realçar os pontos de melhoria. É essencial não esquecer que uma fraca presença nas redes sociais pode transmitir uma má imagem e, deste modo, ter um impacto negativo na reputação do hotel em questão.

Como conclusão...
O marketing digital hoteleiro é, portanto, uma ferramenta essencial para qualquer Hotel, Hostel, Guest House ou Apartamento Turístico, pois as novas gerações estão em constante evolução e a internet é, hoje em dia, o principal meio de comunicação. Assim sendo, constitui uma mais-valia e ao mesmo tempo um espaço de decisão fundamental para o cliente.

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